Coraline

 

CORALINE 


Autor: Neil Gaiman

Data da primeira publicação: 02 de Julho de 2002

Ilustrador: Chris Riddell

Páginas: 224

Gêneros: Literatura Infantil, Terror, Conto de fadas, Literatura fantástica, Fantasia sombria, Ficção paranormal.

Editora: Intrínseca 





Coraline é uma jovem menina, que acabou de se mudar para um complexo de apartamentos com os pais. Além deles, vivem ali também a senhorita Spink e a senhorita Forcible, que moram no apartamento debaixo, e no de cima que, na verdade, era um sótão, ficava um velho qual a menina denominava como alguém doido com um bigodão.

Antes de o lugar ser um complexo de apartamentos, ali era uma enorme casa, sendo assim, muitas passagens foram fechadas, entre elas, uma porta que deixa Coraline bastante curiosa, entretanto, ao abri-la a decepção toma conta de si, por se deparar apenas com uma parede de tijolos.

Após algum tempo, Coraline acaba encontrando não só a porta aberta, como também uma passagem, os tijolos que antes estavam ali, haviam simplesmente sumido; com a curiosidade aguçada, a menina atravessa o corredor escuro, e acaba encontrando do outro lado sua casa, porém, com algumas mudanças bem evidentes, como seus pais, que nesse mundo além das diferenças em questão de personalidade, tem em seus rostos botões costurados onde deveriam ser seus olhos.


''Você provavelmente acha que este mundo é um sonho bonito, mas você está errada.''


Coraline, passa a então conhecer um pouco mais sobre esse novo, e curioso mundo, onde pouco a pouco, acaba descobrindo que as coisas não são tão perfeitas quanto parecem.



Caso você se importe muito com spoilers, aconselho que pare de ler o texto por aqui, pois a partir de agora, podem aparecer spoilers tanto do livro quanto da animação/stopmotion.

 

    Livro vs Stopmotion/Animação         

 

Uma das primeiras diferenças que podemos notar, é que complexo de apartamentos onde Coraline mora não tem nome, enquanto na animação se chama Palácio Cor de Rosa, ou Pink Palace.

A portinha que serve de passagem para o outro mundo no stopmotion, também difere no livro, já que nele é apenas uma porta comum, de um tamanho normal, tendo um corredor longo e escuro, totalmente diferente do que vemos em tela.

Na animação, quando Coraline encontra com a outra mãe, apesar de ter olhos de botão, ela apresenta uma aparência amistosa, possivelmente para não a deixar com medo; já no livro, Beldam não esconde sua verdadeira aparência, ela se parece com a verdadeira mãe de Coraline, porém, mantém diferenças verdadeiramente assustadoras. A pele da outra mãe é tão branca quanto papel, tem enormes dedos com unhas cumpridas e afiadas, além disso, é muito alta e magra.

Diferente da animação, na história do livro, Coraline não se mostra tão espantada com a aparência de Beldam, e a menina não confia totalmente no que está vendo e ouvindo sobre aquele mundo, contudo, em nenhum momento ela deixa que os outros pais notem isso.

Para mim, pelo menos, no livro a menina parece ser mais nova que no stopmotion.  

A forma que ela conhece os ratos saltadores, é bem diferente da maneira ‘’alegre’’ que nos é mostrado na tela de nossos dispositivos, eles não são fofinhos, tem olhos vermelhos, pelo preto e curto, e de acordo com Coraline, eram compridos como minhocas.

A menina não se simpatiza com o senhor B. do outro lado, diferente da animação, onde se vê completamente encantada por ele e por seu circo de camundongos saltadores.

No stopmotion, a primeira vez que Coraline entra no outro mundo é de noite, enquanto no livro, ela atravessa a passagem em plena luz do dia, quando sua verdadeira mãe sai para comprar o almoço.

Um acréscimo maravilhoso que aconteceu nessa história, foi o personagem Wybie, pois, no livro ele infelizmente não existe.

Eu, particularmente, achei a Coraline do livro bem mais esperta e observadora, ela não se deixou levar pelas belezas do outro mundo, diferente da menina da animação, que estava totalmente fascinada por tudo ali.

Logo no primeiro encontro de Coraline com os outros pais, eles dizem que a querem naquele mundo com eles para sempre, dessa forma, já contam que para isso ela precisa aceitar costurar botões em seus olhos.  Na animação, demoram um pouco mais para fazerem a oferta.

No livro, os pais de Coraline são raptados por Beldam, logo na primeira vez em que a menina visita o outro mundo, quando ela volta para a sua verdadeira casa, não demora muito a notar o sumiço deles, começando a suspeitar que foram capturados, pouco tempo depois, ela tem a confirmação.

Quando Coraline atravessa a passagem em busca de seus verdadeiros pais na outra casa, com o gato, durante o trajeto pelo corredor ela conta para ele uma história que aconteceu com ela e seu pai, onde ele a ensinou sobre o que é coragem, nesse momento conseguimos ver a profundidade da relação entre ela e seu pai, coisa que infelizmente não nos é mostrado na animação; Coraline diz ser corajosa por estar voltando para procurar os pais, mesmo sentindo muito medo, afinal coragem não é ausência do medo, mas sim a força que temos para o enfrentar.


''Ser corajoso não significa não ter medo.

Ser corajoso significa estar com medo, muito, muito medo, mas mesmo assim fazer o que é certo.''


A forma como Coraline encontra as almas das crianças é um pouquinho diferente em cada uma das obras, mas não vou me aprofundar nisso, prefiro deixar que vocês descubram esse desfecho por si próprios, e eu garanto, vocês vão amar.

A essa altura, a história tanto do livro, quanto da animação estão próximas do fim, portanto, acho interessante terminar esse post por aqui.

O stopmotion em muito aspectos é diferente do livro, entretanto, isso não é algo ruim, ambas as obras se completam, e cada uma traz consigo uma peculiaridade que as faz ser incrível.

Minha recomendação é a seguinte, se puder, tenha contato com ambas obras citadas aqui, elas têm suas semelhanças e diferenças, e é gostoso analisar esses pontos.

Se tem uma palavra que eu posso usar para descrever Coraline, é incrível! Espero que gostem desse mundo secreto, só cuidado com a outra mãe, viu? Ela não é tão legal quanto parece hahah. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

  1. Menina você escreve muito bem,consegui chamar atenção dos leitores para a história assim que der vou ler o livro parabéns!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Labirinto do Fauno