A Cinco Passos De Você

  A Cinco Passos De Você 



Direção:  Justin Baldoni

Canção Original:  Don't Give Up On Me 

Lançamento:  21 de Março de 2019 

Música Composta Por:  Brian Tyler, Breton Vivian

Gênero:  Drama

Roteiro:  Tobias Iaconis, Mikki Daughtry 


A cinco passos de você, é narrado em algumas partes pela Stella, uma adolescente portadora de fibrose cística.

Logo como introdução, vamos alguns curtos vídeos dela com a família e amigos, e uma narração feita pela mesma, falando sobre a importância do toque humano.

O primeiro plano com diálogos é feito no quarto de hospital em que ela está. Vemos uma cena bem descontraída, Stella ajudando as amigas a escolherem biquínis para a viagem que vão fazer com a escola, essa da qual a garota não poderá ir, por conta de uma dor de garganta e febre, que a levou a ser internada.

Ao saírem, se nota uma feição não tão feliz no rosto de Stella, ela sem demora, começa a usar o oxigênio. Para mim, pelo menos, pareceu que a cena quis passar a sensação de que, no começo, quando as amigas estavam por perto, ela não estava o usando, por que por alguns minutos, quis se manter dentro daquela bolha feliz, onde de algum modo, ela poderia se ver como uma garota ‘’normal’’, apenas alguém jogando conversa fora com as amigas, como se escolher um biquíni para impressionar o garoto que gosta, fosse a maior preocupação que poderia ter.

 

‘’ O toque humano.

Nossa primeira forma de comunicação, cuidado, conforto, tudo em um carinho gentil de um dedo.

Ou do toque dos lábios em uma bochecha macia.

Nos conecta quando estamos felizes, nos prepara quando estamos com medo, nos anima nos momentos de paixão… e amor. ‘’

 

Em seguida, conhecemos Barb, uma enfermeira que cuida de Stella há alguns anos; fica bem óbvio que elas nutrem um grande carinho uma pela outra, e a forma que Barb cuida dela, não poderia ser mais maternal.

Vemos um pouco de como Stella vive seu dia a dia no hospital, fazendo suas atividades dentro de seu quarto, até que um tempo depois, ela vai até à ala neonatal, ver um novo bebê que chegou. No caminho para lá, ela é seguida por um garoto, que também é paciente do hospital, chamado Will.

Logo de cara, Stella dá uma leve esnobada nele, e por causa da Barb, não demora para descobrir que ele também tem fibrose, só que, além disso Will tem uma bactéria chamada B Cepacia. Essa bactéria ainda não consegue ser combatida pela medicação regular dos pacientes com fibrose, sendo assim, o garoto está ali para um tratamento experimental, e também porque a bactéria está cada vez mais deteriorando sua saúde.

Stella tem TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), e ao descobrir que Will não faz seu tratamento de fibrose corretamente, fica completamente agoniada, fazendo com que ela proponha ao garoto, que ele a deixe organizar seu tratamento, o fazendo prometer fazê-lo direito. Will concorda, sob uma condição, que Stella o deixe a desenhar; relutante, a menina concorda.

Com o tempo, Will acaba esquecendo de fazer alguns passos de seu tratamento, o que leva Stella a concluir que é melhor eles fazerem os tratamentos juntos. Após isso, os personagens vão se aproximando cada vez mais, se tornando amigos, porém, sempre com aquele clima no ar, de que não é bem apenas amor de amigos que existe entre eles.

É interessante também, como Poe, melhor amigo de Stella e portador de fibrose, e Will acabam se aproximando e ficando amigos por conta da garota; mesmo que, infelizmente não mostrem muito da amizade entre os dois meninos, o pouco que vemos já é suficiente para nos arrancar um sorriso.

 

‘’ Nós precisamos do toque de quem amamos, quase tanto como de ar para respirar.

Mas eu nunca entendi a importância do toque do toque dele até não ter mais. ‘’

 

Stella e Will, tem um pequeno desentendimento, após ela conversar com ele sobre seu desenho. Will vê um desenho na parede do quarto de Stella, e pergunta quem fez, ela responde que foi sua irmã Abby, e, de repente, fica estranha quando ele pergunta se pode ver mais desenhos feitos por ela, de modo que a menina acaba se afastando dele.

Will descobre que Abby morreu há cerca de um ano, e isso abalou não só Stella como seus pais, que inclusive estão enfrentando um processo de divórcio.

Mesmo não tendo culpa da morte repentina da irmã, Stella se sente culpada, porque acredita que ela deveria ter morrido, já que ela era a doente, não sua irmã.

Depois de fazerem as pazes de uma maneira super fofa, Will se afasta dela, logo após terem marcado o primeiro encontro, isso porque Barb o confronta, falando sobre o risco que ele pode expor Stella, caso eles se aproximem mais que seis passos, (a distância recomendada para as pessoas com fibrose, que interagem entre si).

Will fica com medo, e decidi não ter mais contato com a garota, contudo, isso não demora muito para mudar, tudo graças a um vídeo incrível que Stella posta em seu canal no YouTube, onde promete não deixar mais a fibrose roubar nada dela, se propondo, inclusive, a roubar um passo do permitido, ficando a apenas cinco passos de distância do garoto que ela gosta.

Após o primeiro encontro dos dois, Stella começa a planejar uma surpresa para o aniversário do Will, contando com uma pequena ajuda de Poe, dos amigos de Will e das amigas dela. Dessa forma, Stella organiza uma mini festa/jantar clandestino, na cozinha do hospital, porém, logo após o bolo, Barb os descobre ali, e eles acabam voltando cada um para o seu quarto.

Durante a madrugada, uma tragédia acontece, de forma que abala a todos, porém, a mais afetada acaba sendo Stella, que não conseguindo lidar com o turbilhão de sentimentos, briga com o Will.

Os últimos acontecimentos, levam a outros com a dose de drama que promete arrancar muitas lágrimas de qualquer pessoa.

 

 

‘’Se estiver vendo isso, e puder, toque nele, toque nela, a vida é muito curta pra perder um segundo.’’

 

 

A cinco passos de você, é uma obra delicada, que trata de assuntos como vida, morte e amor, de uma forma sútil e até mesmo poética.

Não espere ver nele, um final feliz como nos contos de fadas, contudo, ainda assim, vemos algo lindo, com uma lição para toda a vida, sobre o amor, e a maneira como devemos sim o expressar todos os dias.

Este é um filme definitivamente sobre o amor, e como ele pode transformar nossas vidas, e nossa visão de mundo.

Se você gosta de histórias de amor reflexivas, sem finais clichês, essa é a história perfeita.

Então embarque em A Cinco Passos De Você, e prepare os lencinhos, pois acredite, vai precisar. 




Segue abaixo o trailer do filme: 






Comentários

  1. Muito bom triste e romantico recomendo para quem gosta de um bom filme,também recomendo para quem gosta de ler essa menina escrve muito bem,entre no blogue dela,ela e uma otima escritora,parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Labirinto do Fauno

Coraline